28 de junho de 2012

Batismo nas águas é bíblico

O batismo no corpo de Cristo

O batismo no corpo de Cristo, ou batismo da salvação, é o batismo simbolizado no batismo nas águas. Vejamos:
"Quem crer e for batizado será salvo, quem, porém não crer será condenado" (Mc 16:16).
À primeira vista este texto parece nos dizer que realmente o batismo é essencial à salvação do homem, algo que juntamente com a fé o purifica. Sendo assim, de fato faz sentido ter o batismo valor sacramental na salvação do homem. Contudo, ao pensarmos dessa maneira estaríamos negando tudo quanto a Bíblia ensina sobre a simplicidade da salvação. A Bíblia em ponto nenhum coloca o batismo como integrante desse maravilhoso acontecimento. Por que, então, ela frisa este versículo como parte essencial no processo de salvação juntamente com a fé? A resposta é que este batismo não é o nosso conhecido batismo nas águas, e sim o batismo no corpo de Cristo. Vamos esclarecer um pouco mais esta questão. Batismo significa no original grego"imersão". Antes de seguirmos a Cristo estávamos afastados de Deus e longe da vida eterna.
Contudo, quando nos arrependemos,cremos em Cristo como o único caminho para Deus, fomos "imersos" na vida eterna. Passamos então a fazer parte de um só corpo,o corpo de Cristo, que é a igreja.
Veja o que Paulo nos diz: "Pois em um só Espírito todos nós fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito." (1Co 12:13). Ou seja, por este "batismo" fomos imersos num só corpo espiritual, fomos "batizados no corpo de Cristo". Este é,sem dúvida, um "batismo espiritual", invisível, que acontece no exato momento da conversão, fazendo com que "...quem crer e for batizado será salvo" (Mc16:16). Este batismo nos insere, nos batiza na vida eterna. A partir desse momento a vida que recebemos não é nossa, é a vida de Deus. Esta "imersão" na vida eterna, na vida de Deus, é o "batismo" no corpo de Cristo, o momento em que passamos a desfrutar da vida eterna. Precisamos entender também que muitos crêem, mas não são "batizados no corpo de Cristo",pois crêem sem se arrepender. Aceitam a idéia da salvação, reconhecem que estão errados, mas não se arrependem (não mudam). Então crêem, mas não se salvam de sua condenação.Arrependimento é uma ação, uma atitude do pecador contra o pecado, mudando sua forma de pensar,que conseqüentemente o leva a uma nova forma de agir. O arrependimento é que é essencial à salvação. Pedro foi muito claro em afirmar:"Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados". (At 3:19).

                                                                      

 






A IUEP Pituaçu tem orgulho em ver suas ovelhas decidindo nascer de novo renunciando os prazeres deste mundo mal, e decidindo viver pra Cristo e pra verdade do seu evangelho a vocês meus querido parabéns pela decisão mais.

Nenhum comentário: